Entre os dias 28 de junho a 1 de julho, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal se reuniram com representantes das prefeituras de quatro municípios com o objetivo de estabelecer parcerias para a ampliação das ações de recuperação ambiental. Entre os municípios visitados estão: Araputanga, Lambari D'oeste, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal. Durante as visitas, os membros passaram por regiões com potencial turístico e também locais que apresentam pontos de degradação ambiental.
Essa foi a primeira vez que o Comitê se reuniu com representantes dos executivos municipais para dialogar sobre as ações de cuidado com os recursos hídricos. Durante as reuniões, os membros propuseram não só parcerias, como também apresentaram o colegiado para os prefeitos, secretários e outros integrantes das gestões.
Em um dos encontros, feito em Lambari D'oeste (319 km de Cuiabá), os representantes conseguiram articular com o prefeito Marcelinho da Bem Star o transporte de mudas de Cáceres para o município. Com o translado realizado, as mudas foram encaminhadas para um dos locais onde está em andamento um projeto de recuperação do Córrego Sarizal, criado pelo Comitê.
Todo o transporte contou com a colaboração da prefeitura de Lambari D'oeste | Foto: CBH Cabaçal
O transporte foi acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Elaine Duarte, que também participou da reunião e reforçou a importância do contato entre a Prefeitura e o CBH. "Foi uma reunião muito importante e de muito conhecimento, já que o nosso município é rico em nascentes e rios que precisam ser conservados. Vejo que essa ação de reflorestamento será uma garantia para os nossos filhos, já que estamos recuperando áreas muito prejudicadas pelas próprias ações do ser humano", afirmou
Já em outra visita, realizada na Prefeitura de Reserva do Cabaçal, que contou com a presença do prefeito Jonas Campos (PP), os membros destacaram a importância da participação do município nas articulações do CBH, já que até o momento a cidade permanece sem representantes legais no colegiado. Após a conclusão da reunião, o prefeito se comprometeu com a reativação do Conselho e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de assegurar novas ações de conservação dos recursos hídricos da região.
Visitas técnicas
Durante a passagem pelos municípios, também foram realizadas visitas técnicas em áreas degradadas, principalmente em pontos que apresentavam voçorocas. De acordo com o secretário do Comitê e gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (GFAC/Sema-MT), Leandro Obadowiski, as visitas serviram como um ponto de apoio para os futuros projetos de recuperação ambiental.
"Fizemos algumas visitas a campo, em áreas onde foram feitos projetos ambientais, e também em outras que apresentam problemas, como voçorocas, para que a gente consiga conhecer essas áreas e entender melhor onde precisamos atuar", comentou Leandro.
Já para o vice-presidente do CBH Cabaçal, Evandro André Félix, observar as áreas degradadas fez acender um sinal de alerta para o Comitê, principalmente com relação às cachoeiras. "Constatamos que se não cuidarmos das nascentes, das Áreas de Proteção, vamos ficar sem um dos grandes potenciais da região, que é o turístico. São belezas muito vulneráveis e que dependem das condições ambientais, que estão ameaçadas", revelou.
Cachoeira Chuva de Prata, localizada em Reserva do Cabaçal | Foto: CBH Cabaçal
Ainda para Evandro, o cuidado com os recursos hídricos são uma garantia de um futuro sustentável. "A gente viu áreas que foram trabalhadas, e que deram muito certo, e isso nos deu um pouco de esperança. Percebemos que ainda dá para recuperar, mas precisamos nos preocupar e cuidar. É uma luz no fim do túnel", concluiu.
Além de Leandro e Evandro, participaram também das visitas o presidente do Comitê, José Aparecido Macedo.
Comments