Histórico
Criação
A criação do CBH Cabaçal obedeceu a um processo aberto, democrático e participativo. Foi o sétimo organismo de bacia instituído no Estado de Mato Grosso, por meio da Resolução n.º 78 de 14 de Maio de 2015. Os trabalhos de mobilização e fomento possibilitaram o início das atividades em plenária em 11 de Março de 2017, ocasião em que os membros foram empossados. Até o final de 2019, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal efetuou oito reuniões ordinárias.
Objetivos
Os comitês são conhecidos como os Parlamentos das Águas nas respectivas bacias, o que significa que sua função é deliberativa, com poderes para decidir sobre questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos, conforme definido na Lei das Águas (9.433/97). Em vista disso atuam como fóruns de debate sobre questões afins aos usos dos recursos hídricos, sempre entendidos como bens ambientais, como bens sociais e como bens econômicos.
Desafios
-
A Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal é uma sub-bacia formadora do rio Paraguai. Por conta disto, apresenta-se como uma área de grande relevância para a preservação ambiental do Pantanal.
-
O Termo de Colaboração nº 1400/2017/SEMA/MT define os termos para a elaboração do Plano de Bacias para a Unidade de Planejamento e Gestão do Alto Paraguai Superior e Alto Paraguai Médio (UPGs P3 e P2). Compete, portanto, ao CBH Cabaçal acompanhar a elaboração deste estudo.
-
Atingir as metas estabelecidas pelo PROCOMITÊS;
-
Os CBHs estão centrados na participação social, sendo esta outro desafio para o seu funcionamento. Para que a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos ocorra efetivamente é necessário a representação e a representatividade dos seus membros.