top of page

Cáceres

Com uma área de 24.499,922 km², o município de Cáceres está localizado no centro-sul mato-grossense, na microrregião do Alto Pantanal, a 215km da capital mato-grossense. Possui a presença de 3 biomas distintos em seu território (6% bioma amazônico, 8% bioma Cerrado e 85% bioma Pantanal) e faz limites com os municípios de Mirassol d'Oeste, Barra do Bugres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Porto Esperidião, Curvelândia, Glória d'Oeste e Porto Estrela, além de fronteira internacional com a Bolívia.

A sede urbana de Cáceres é a principal cidade em território mato-grossense abrangida pelo Pantanal. Dentre os corpos hídricos inseridos em seu território, destacam-se o rio Paraguai, rio Jauru e seus afluentes, e os córregos Sangradouro, Fontes, Canal do Renato e José Bastos.

Conforme dados do IBGE (2024), o setor de serviços é o principal motor econômico do município, sendo responsável por cerca de metade da participação das atividades econômicas realizadas entre 2010 e 2021 (50,42%). O setor de administração, defesa, educação, saúde pública e seguridade social ocupa o segundo lugar, representando 30,53% de participação, seguido pelo setor agropecuário (10,04%) e, por fim, pelo setor industrial (9,01%). Cáceres possui o 4º maior rebanho bovino do país e o maior do estado de Mato Grosso, com cerca de 1,4 milhão de cabeças de gado.

 O Sistema de Abastecimento de Água de Cáceres é composto por captação superficial no Rio Paraguai, que representa 97% da produção total do sistema de abastecimento, somada à captação subterrânea em 5 poços - sendo três para o atendimento do consumo na área urbana (Poço Santo Antônio, PT 01; Poço Jardim Padre Paulo, PT 02; e Poço Cohab Nova, PT 04) e dois para área rural (Poço Caramujo e Poço Horizonte D’Oeste).

Com 89.681 habitantes (Censo 2022), 77,2 % da população de Cáceres tem acesso aos serviços de abastecimento de água através da rede geral de distribuição, 17,5% possui poço artesiano para abastecimento próprio, e mais 3,5% acessa a água através de poços rasos ou freáticos. A manutenção e execução dos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduo solido do município de Cáceres são realizadas atualmente pela autarquia Águas do Pantanal.

Em relação ao esgotamento sanitário, apenas 6,5% do total da população do município tem acesso aos serviços de esgotamento sanitário (7,5% se considerada apenas a sede urbana), conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (SINISA, 2023). Do total que é coletado (4,3% do volume de 3.691,4 mil m³ gerado anualmente) 100% é tratado.

bottom of page