top of page

Rio Branco

Com uma área de 539,287 km² e 4.535 habitantes (IBGE, Censo 2022), o município tem seu território inteiramente inserido no bioma amazônico. Localizado no sudoeste mato-grossense, na microrregião de Jauru, está a aproximadamente 330 km da capital do Estado, Cuiabá.

Rio Branco faz divisa com os municípios de São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Lambari D’Oeste, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal.

A malha hidrográfica do município é composta por rios e córregos que pertencem à bacia hidrográfica do Paraguai. Os principais cursos d’água em seu território são o Rio Branco, Rio Cabaçal e vários córregos, entre eles Bracinho II, Corgão, dos Macacos, Figueira, córrego do Veado e Córrego do Pito.

O sistema de abastecimento de água da zona urbana do município é composto por um ponto de captação superficial no Rio Bracinho e uma estação de tratamento de água (ETA), e gerenciado pelo poder público municipal através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Rio Branco, que detém a abrangência urbana e rural da prestação do serviço.

A comunidade denominada Roncador, localizada na área rural do município, possui um sistema de captação de água através de bombeamento no rio Bracinho (PMSB, 2014). Já a comunidade denominada Vila Panorama é abastecida via captação em poço profundo. As duas comunidades rurais não contam com tratamento da água captada antes da distribuição, ao contrário da área urbana do município.

Rio Branco não conta com Plano Diretor de esgotamento sanitário. Conforme dados do IBGE (Censo, 2022), 85,7% da população utiliza fossas rudimentares (buracos) para afastar seus esgotos, enquanto que 13,3% dos habitantes descarta o esgoto doméstico por meio de Rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede.

bottom of page